Notícias

A importância de analisar a concorrência dentro e fora do ambiente digital

Tão importante quanto olhar para dentro do próprio negócio é saber como o concorrente atua

Autor: Leonardo CoelhoFonte: O Autor

Tão importante quanto olhar para dentro do próprio negócio é saber como o concorrente atua. Por isso, a análise da concorrência das lojas físicas e online é essencial para a melhoria constante dos serviços ou produtos oferecidos pelas marcas.

“No competitivo mudo dos negócios, se diferencia a empresa que sabe exatamente o que o concorrente vende e faz. Ao analisar as outras marcas do mesmo segmento, você tem a oportunidade de identificar as falhas deles, aprender com elas e fazer de uma forma totalmente diferente”, explica o co-fundador da Startwp, Leonardo Coelho.

Ajudando a compreender melhor como as empresas reagem à crises e oportunidades, quais são seus principais pontos fortes e fracos, segundo Leonardo Coelho, o primeiro passo é avaliar os objetivos atuais e futuros da concorrência. Em seguida, analisar as estratégias atuais das outras empresas para identificar oportunidades e ameaças decorrentes de suas ações.

“Após esses dois primeiros passos, avalie os recursos e investimentos da concorrência para estimar a capacidade que ela tem. Por fim, combine as análises e preveja quais as estratégias futuras dela”.

O co-fundador da Startwp ressalta que, observar a concorrência não deve ser algo limitado ao preço de produtos ou serviços, estrutura e localização - nos casos de lojas físicas - mas sim, os investimentos em ações de marketing e relacionamento com o cliente. “Imagine como se estivesse dentro da sua própria empresa, definindo quais aspectos serão avaliados como, por exemplo, canais de relacionamento, redes sociais e estratégias de atuação. Pesquise todas as informações possíveis”, explica.

Além de se diferenciar das marcas do mesmo segmento, o resultado dessa análise está na oportunidade de identificar falhas e na possibilidade de melhorar processos internos. “Após as análises, faça as melhorias necessárias, torne o preços dos seus serviços ou produtos mais competitivos, além de impulsionar as estratégias de divulgação, atuação, foco e resultados”.

Além dos aspectos citados acima, identifique como as marcas do mesmo segmento lidam com as crises, como elas se posicionam perante causas e acontecimentos. Analise a interação, o atendimento e o pós-venda.

“Hoje, com a pandemia, sabemos que o marketing digital tem sido a grande potência das marcas dos mais diversos setores, por isso, analisar a presença do concorrente na internet é essencial. Aproveite a oportunidade para identificar as necessidades dos consumidores e que ainda não foram atendidas por nenhuma empresa. Torne a escolha e experiência do seu cliente com a sua marca inesquecível”, finaliza Leonardo.