Notícias

Contabilidade e matemática financeira elevam seu conhecimento

Entendemos que mensurar, medir, analisar e avaliar suas AÇÕES e ATITUDES pode elevar ainda mais o seu CONHECIMENTO

“Se a população brasileira entendesse um pouco de CONTABILIDADE e de MATEMÁTICA FINANCEIRA, poderia adquirir CONHECIMENTO para melhorar a sua sobrevivência nesse mundo globalizado, inclusive com a I A.” (Elenito Elias da Costa e o genial LEVY DA COSTA)

Introdução

Entendemos que mensurar, medir, analisar e avaliar suas AÇÕES e ATITUDES pode elevar ainda mais o seu CONHECIMENTO, diante dos fatos e atos que assolam nossas vidas, e principalmente diante das dificuldades existentes.

Sabemos que a Economia está recessiva causando o desemprego, o orçamento público está verdadeiramente reduzido, as empresas de todas as formas e tamanhos estão em sérias dificuldades, pela inexistência de moeda circulando no mercado e a majoração de custos, despesas e impacto tributário, os juros estão elevado, pois o COPOM, vinculado ao BACEM procura com a elevação da SELIC (10,75%) obter maior captação de Capital na venda de títulos públicos, onde toda a sociedade paga o ÁGIO dessas aplicações financeiras, estamos numa megainflação onde os preços de produtos e serviços estão se elevando, com a tendência de dolarização, é fato incontestável que o brasileiro passa por dias difíceis e provavelmente em 2022, estaremos vivenciando dias dificultosos, por motivos já relatados.

Ressaltamos que, ganhar em REAL e consumir produtos e serviços com preços dolarizados, é de uma BURRICE incontestável, cuja solução se torna mais difícil que a solução da Hipótese de Riemann, pois tende a elevar a desigualdade social, fazendo crescer a insegurança e violência, e poderá determina a lápide de um futuro nebuloso dessa geração futura.

Observem que estamos no ano 2022, um ano eleitoreiro, com todas as características de um ano de eleições, ou seja, ano curto, com seus crimes e vícios, e com a participação dos vivaldinos e oportunistas que sabem que os eleitores estão miseráveis, pedintes, e pobres, em busca de qualquer ajuda humanitária onde a teoria do Pão e Circo se comprova de modalidade verossímil, eis a questão, é um fato lamentável, mas é essa uma verdade incontestável.

A busca das atividades laborais licitas, para prover o orçamento individual, social e familiar, é a grande tônica do momento, e para isso se faz necessário elevar obrigatoriamente a sua capacitação e qualificação diante do mundo globalizado e das inovações tecnológicas com a I A, velocidade 5G/6G, Metaverso, robotização, automação, nanotecnologia e demais.

O CONHECIMENTO é a única moeda de troca, mas para obtê-la precisa de AÇÃO e ATITUDE proativa, e isso depende de cada um de nós, independente da valorização das criptomoedas (bitcoin, ethereumm, moedas digitais, etc).

PLANEJAMENTO

Todos nós, educandos, pesquisadores, profissionais e gestores devem realizar o seu PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO, flexível, que possa medir, avaliar e aferir os RECURSOS e possamos projetar um futuro promissor, mesmo diante dos fatores adversos que nos assolam.

Portanto, devemos proceder o nosso PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO denominado de P D C A (Plann, Do, Check, Action), ou seja, planejar, realizar, aferir e agir, em seguida devemos proceder a uma análise denominada de S W O T (Stronger, Weakness, Opportunities, Thirt), ou seja, Forte, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças), onde devemos identificar os pontos fracos e fortes desse planejamento e finalmente inserir as melhorias para reduzir os pontos fracos e melhorar os ponto fortes.

Agora podemos entender que todo o educando e profissionais, devem, sem exceção, realizar o seu PDCA e sua SWOT, para sobreviver diante dos fatores adversos que estamos vivenciando.

EDUCANDO E PROFISSIONAL

A CONTABILIDADE é uma ciência que tem leis e princípios próprios que mensuram ou registram os fatos e atos administrativos de um determinado PATRIMONIO vinculado a uma Entidade, podendo ser classificada em Privada e Pública.

Utilizando as informações e dados inseridos nos sistemas SPED – FISCAL, E- SOCIAL e SPED – CONTÁBIL através de download, e inserção de fatos complementares, gerando em seguida os relatórios através das Demonstrações Contábeis e Financeiras, apresentadas de modalidade transparente, licitude e controle interno e devidamente respaldado em livros fiscais, trabalhistas e contábeis, podendo ser periciada e auditada e demonstrada a sua veracidade em atividades laborais de contadores, controladores, consultores, assessores, peritos e auditores e finalmente os gestores que devem fazer bom uso das informações e compara-las com o seu PDCA, a fim de obter a análise SWOT, identificar os pontos fracos e fortes para em seguida inserir as melhorias necessárias.

Citados profissionais devem externar através de relatórios, pareceres e respostas dos quesitos formulados, e oferecer dados e informações para futura tomada de decisão por quem necessitar.

Em consonância a importância da contabilidade, citada no parágrafo anterior, temos a grandeza da MATEMÁTICA FINANCEIRA, que através dela podemos utilizar suas fórmulas para obtenção do valor ou percentual de resultados oriundos da gestão, já devidamente procedidos os seus registros através da contabilidade.

Nesse ínterim, temos a busca comparativa de períodos dispersos da importância do Capital de Giro, Capital Fixo, Capital de Terceiros, Rentabilidade e Lucratividade, trazendo em seu bojo diversas fórmulas que podem demonstrar a situação do patrimônio, quando comparadas com períodos anteriores, observando as oscilações e volatilidades desse patrimônio da empresa.

Com a matemática financeira, podemos acompanhar a majoração dos preços de produtos e serviços e traçar uma comparação com a elevação do salário mínimo, e diante dos resultados podemos proceder a diversas análises, para alimentar o nosso planejamento estratégico que possibilita maior sobrevivência.

Podemos fazer uma infinidade de cálculos com o uso da matemática financeira, principalmente para obter informações numéricas ou gráficas para avaliar o Patrimônio das empresas e das pessoas físicas, e para tal, podemos utilizar o sistema com software avançados (blockChain), usando linguagem de programação, quer seja, Python, SQL, Orange, Java Script, ou similar.

A necessidade de aprender INGLÊS É FUNDAMENTAL para todos os profissionais, assim como aprender a programação com linguagem apropriada, mesmo utilizando os recursos da OPEN AI, e o CODE SYSTEM.

Conhecer a importância do Algoritmo (0 1), e o QUBITS (0,1), com a Lógica Fuzzy, memória e processador do hardware, com um especifico software, capacita a máquina a aprender com ela mesma (Machine Learning), e depurar a informação com uma pesquisa mais profunda (Deep Learning), junto as informações e dados da Rede Neural, podendo processar rapidamente os dados e informações (Data Mining), mesmo que essas informações e dados estejam nas nuvens (In the Cloud), com entrada de dados (In put), processando automaticamente (Process) para em seguida demonstrar em relatórios (out put), observem a necessidade e a importância do conhecimento do idioma INGLÊS.

Vejamos bem, com as inovações tecnológicas derivadas da Inteligência Artificial, com uma velocidade 5G/6G, e ainda com o Metaverso, menor streaming e latência, podemos entender que a velocidade da evolução da inteligência artificial é exponencial, e mesmo diante da nossa velocidade aritmética (inteligência emocional, natural ou biológica), que nos abunda.

Talvez não observamos quando utilizamos o EXCELL para fazer uma planilha financeira, com valores e percentuais envolvidos e podemos ainda transformar essa informação em demonstração gráfica, para facilitar ainda mais a otimização da informação, estamos utilizando a I A nesse processo..

Ou podemos ser jurássicos, utilizando a HP 12 C, para realizarmos nossas operações financeiras, que diante dos softwares financeiros já está sendo pouco utilizada.

EDUCAÇÃO

É de responsabilidade dos gestores educacionais, professores e educandos procurar utilizar o sistema de informática computacional, com o uso da I A, em todas as metodologias ministradas por professores que devem ser treinados e capacitados para agregar valor (up grade) as suas aulas, desejável obviamente a sua valorização..

É nossa sugestão que todas as atividades escolares e universitárias sejam utilizadas a Inteligência Artificial para facilitar a adequação do educando e futuro profissional com recurso que se insere e solidifica no meio da sociedade, resultando num processo seletivo do mercado laboral.

Obstante ao fato, todas as IES (Instituições de Educação Superior) devem ofereçam ao educando equipamentos e software que possibilitem a sua utilização junto a sua educação, treinamentos, capacitação e qualificação desses futuros profissionais.

A leitura e entendimento devem ser fator essencial, inclusive com a exposição do senso crítico do educando e profissionais, envolvidos no processo desse up grade qualitativo em processo de sua formação.

CONCLUSÃO

Em nossa pesquisa identificamos que muitos não acompanharão essa evolução e obviamente ficarão pelo caminho, onde muitos abandonaram a escola e outros receberam uma educação sem qualidade, desprovida de ensinamentos modernos que pudessem lhe ajudar a sobreviver nesse mundo globalizado e altamente tecnológico.

Constatamos que o educando ou profissional que não aprender o idioma INGLÊS e não tiver conhecimento das inovações tecnológicas, deverão participar de uma camada social depende de assistência governamental através de programas e projetos que atendem essa massa desprovida de educação de qualidade, denominada de EXCLUÍDOS, até seu encontro celestial.

Acreditamos ainda, que essa massa de EXCLUÍDOS, deverá ser trabalhada cooperativamente como os trabalhadores das “terras amarelas”, sendo, portanto, devidamente controlados, para inibir devaneios e arrufos insanos, que possam atrapalhar a regularidade do sistema.

Ressaltamos que os educandos, profissionais e principalmente os professores de quaisquer séries e níveis escolares e quaisquer disciplinas, devem obrigatoriamente ministrar suas disciplinas em ambiente das inovações tecnológicas, para demonstrar ao educando sua real importância.

Devemos ainda entender que nossas vidas devem ser trilhadas e vivenciadas sem a importância de políticos e política, inclusive as crenças religiosas, ou não, pois, a vida e o mundo sofrem alterações constantes.

Acreditamos ainda, que não é o fato de termos um Governante e Ministros medíocres e idiotas, que devamos nos assemelhar aos mesmos, e sim buscar de todas as formas as melhorias para que possamos sobreviver com dignidade.

Pedimos desculpas ao leitor que se sentir tocado ou afetado pelo o referido, podendo ser Pessoa Física ou Pessoa Jurídica, mas, nos, acreditamos que a verdade deve ser nua, crua e transparente, mesmo que nos cause dor.

AUTORES: Elenito Elias da Costa, e o genial LEVY DA COSTA.