Notícias

Uma aula de futuro

Quando um Professor tem metodologia que possibilita elevar o know how e expertise de seus alunos

“Um professor que com sua didática e dinâmica, consegue inserir conhecimentos no aluno e o torna um profissional de futuro, deve ser reconhecidos através de ações fora da sala de aula, com artigos, livros, palestras e canal”. (Professor Elenito Elias da Costa).

Quando um Professor tem metodologia que possibilita elevar o know how e expertise de seus alunos, utilizando seus recursos didáticos de anos de prática, com a utilização de outros idiomas mesclando com as inovações tecnológicas derivadas da inteligência artificial, todos melhoram sua expertise, gerando um saudável background, em que todos ficam antenados, pois seu futuro precisa de ações e atitudes que possam atender a seletividade do mercado laboral;

A disciplina lecionada não deve ficar limitada a habilidade e competência, devendo agregar o eixo prático e as inovações tecnológicas, principalmente com a inserção da inteligência artificial, velocidade 5G/6G, e o metaverso, pois o educando deve entender o link existente que o relacione com a disciplina.

O educando e profissional devem conhecer linguagem de computador tais como, Python, SQL, Orange, Java Script e demais, mas para qualquer ação o conhecimento do Idioma INGÊS é necessário, pois a OPEN AI, CODE SYSTEM, GPT-3, facilitam a programação em ambiente de inteligência artificial, precisando conhecer o Algoritmo, Lógica Fuzzy, Machine Learning, Deep Learning, Data Mining, Rede Neural, informações e dados In the Cloud, todos citados formam a base para se inserir nesse sistema, e ainda mais navegando em Velocidade 5G/6G, e utilizando Smart Glass, Braceleste e Antenas para adentrar no sistema através de um Avatar, e isso se chama Metaverso, a famosa realidade virtual.

É completamente entendível, quando o professor de qualquer disciplina possa trazer para a sua disciplina a importância do idioma inglês, demonstrando aos educandos a sua exigência em qualquer que seja a sua profissão.

Conhecer o idioma INGLÊS, sabemos que é essencial, mas podemos nos aprofundar e conhecer um pouco de Mandarim, Russo, e demais, fiz esse up grade para destacar novas inovações incomuns ao ocidente.

Mesmo sabendo das limitações existentes do sistema, dos alunos, da instituição, o professor deve ultrapassar essas adversidades e apresentar ao educando, o mundo que o aguarda com exigências outras, mas deverá assim proceder para que o aluno não seja surpreendido quando adentrar no mercado.

Devemos entender que estamos trabalhando com uma massa que precisa ser lapidada de qualquer forma, mesmo sabendo das marcas do passado, pois no mundo moderno não há espaço para lamentações, mas sim de ações e atitudes proativas.

Outro importante fator é a leitura mensal de livros de autores nacionais e internacionais, pois essa exigência compõe a busca do conhecimento que deve ser adquirido em sua formação.

Buscar trazer para sala de aula, discussões com alunos de outras nações que falem o idioma inglês, e criar um fórum de assuntos que devem ser desenvolvidos com inicio, meio e fim, buscando trazer conclusões que agreguem valor a cada disciplina.

A disciplina quando ministrada não deve ficar adstrita ao horário da aula, devendo ser acompanhada pelo Professor através de artigos, palestras e lives inseridas em seu canal, onde o aluno se sinta inserido no sistema, devendo comentar e tirar suas conclusões através de seu senso crítico dos fatos elencados.

As avaliações devem seguir um sistema discursivo, onde o aluno poderá defender o seu ponto de vista, e o professor possa avaliar suas inserções com base no material atualizado de cada disciplina.

No exercício prático o aluno deve se inserir no ambiente empresarial, e traçar seu projeto que possa ser adicionado a atividade econômica da empresa, podendo ser parte integrante de sua avaliação.

A cada aula ministrada, o aluno deve se auto avaliar e aferir seu conhecimento apreendido e se trouxe o retorno desejado em sua formação, podendo, essa atividade ser diária.

É fundamental que possamos trazer para qualquer disciplina os ensinamentos de Karl Marx em seu livro O CAPITAL, e ainda completar com as criticas e novas opiniões do Thomaz Piketty, em seus livros O CAPITAL DO SÉCULO XXI, e A IDEOLOGIA DO CAPITAL, deixando os educandos proceder suas devidas pesquisas e trazer na próxima aula suas conclusões sobre tais livros.

Jamais devemos perder o link das atualizações na Economia global, é por isso que Ray Dalio que escreveu os livros, PRINCÍPIOS e A ORDEM MUNDIAL EM TRANSFORMAÇÃO, em ambos, ele trata dos aspectos da economia global, principalmente a fragilidade do sistema de Capitalismo de Mercado, motivado pela desvalorização da moeda Dólar e do endividamento da divida externa americana, considerando ainda a evolução da economia chinesa e suas inovações tecnológicas, pois devemos estar antenado com os fatos atuais.

Outro fator interessante é o conflito bélico que está gerando inquietação em toda a economia, e isso dependendo do tempo poderá afetar seriamente diversos países, principalmente aqueles como o Brasil que vive de neoextrativismo, que precisa de insumos e fertilizantes para manter o celeiro mundial.

Obstante ao fato, em que 2022 é um ano de eleições presidenciais no Brasil, toda e qualquer ação que venha a afetar a economia tem sérios efeitos na escolha e eleição dos candidatos, que convivem juntamente com toda a sociedade as mazelas e fatos implicantes na sobrevivência e satisfação dos eleitores.

Concluindo, portanto, que essa aula de futuro deve fazer com que os educandos tenham uma visão da importância do CONHECIMENTO para que possa entender e se inserir no mercado laboral, considerando a sua continuidade e sustentabilidade para obter um cenário com futuro promissor.

O empreendedorismo e a empregabilidade, ambos convivendo no mercado atual altamente seletivo são fundamentais, devendo o educando e profissionais entenderem que sua formação educacional e profissional devem ser providas por uma educação de qualidade, para que possam alcançar as oportunidades que esse mercado lhe concede.

“É necessário entender que as Instituições de Ensino (Básico e Superior), Gestores, Professores, alunos, todos, sem exceção não estão preparados para o NOVO MUNDO que se apresenta no atual momento, e lamento, pois muitos serão EXCLUÍDOS do sistema, caso não adquiram o CONHECIMENTO para sua INCLUSÃO, eis uma verdade inquestionável.”

Autor: ELENITO ELIAS DA COSTA, só um professor totalmente diferenciado.