Todo empresário busca estabelecer um planejamento eficiente para obter êxito em seu negócio. No entanto, nem sempre ele consegue sucesso nessa tarefa. Às vezes, sequer chega a estabelecer metas. “O grande salto qualitativo consiste em transformar “desejos” em resultados concretos. O gestor deve entender que identificar objetivos estratégicos significa apenas a primeira etapa de um processo mais amplo”, afirma o executivo da Templum Consultoria, Ricardo Tocha.
Em diversas empresas o planejamento estratégico se concentra em “o que” fazer – e não “em como fazer”. Este equívoco gera planos de ações inexequíveis ou sem poder de mobilização dos funcionários. Veja dez dicas para ajudar na elaboração do plano de ação:
1) Detalhamento
O plano de ação deve trazer claras atribuições, tarefas e prazos. Se ele não apresentar respostas para três questões – quem, o quê e quando – tem grandes chances de fracassar.
2) Plano
A definição do plano de ação permite à empresa a identificar quais os recursos, o tempo e o dinheiro necessários para a implementação do plano de ação.
3) Foco
Cada meta precisa ser específica, expressando o que se quer alcançar. Quanto maior o grau de precisão, melhor. Por exemplo, a empresa deseja elevar a receita em 20%.
4) Ordem de grandeza
O cumprimento da meta acima apresentada se insere em uma estratégia. Ela deve ser contextualizada, dando-lhe uma medida. Assim, a meta passa a ser a elevação da receita em 20% e dentro de 180 dias.
5) Realismo
O plano de ação só receberá apoio da equipe se for realista. Nada de apresentar metas inatingíveis.
6) Relevância
As metas de um plano de ação devem efetivamente mudar a realidade da empresa. Mobilizar a organização em torno de objetivos que nada transformam representa desperdício de tempo e dinheiro.
7) Cronograma
A implementação do planejamento estratégico, com o cumprimento de metas, requer um cronograma. Aqui vale a máxima “o que não tem data de entrega jamais é entregue”. Prazos são fundamentais para o êxito do planejamento.
8) Colaboração
Aproveite o potencial de toda a sua equipe – e não apenas dos responsáveis pelo plano estratégico. Envolva os funcionários, a partir de estratégias traçadas pelo setor de recursos humanos. O planejamento colaborativo apresenta melhores resultados.
9) Avaliação Permanente
A execução do plano de ação exige avaliação permanente pela empresa. Isso permite, por exemplo, a redefinição de metas e a adequação do planejamento a mudanças bruscas no mercado ou na economia.
10) Automação
Planejar requer informação precisa, relatórios detalhados e ferramentas de processamento de registros. Nenhuma empresa hoje consegue crescer sem o uso intensivo de sistemas de automação. A própria definição de metas se dá com base nos dados consolidados da organização e do mercado. Investir em softwares de gestão também é uma forma de chegar ao planejamento eficiente.