Notícias

Estimativa de inflação sobe e chega a 8,79%, diz mercado financeiro

Analistas consultados pelo BC aumentaram a expectativa de inflação pela 9ª semana seguida

Os analistas do mercado financeiro reajustaram mais uma vez para cima a expectativa de inflação neste ano. Essa foi a nona semana consecutiva que os analistas consultados pelo BC (Banco Central) ampliaram a estimativa de alta dos preços.

Segundo o boletim Focus, feito a partir de entrevistas com cerca de cem especialistas de instituições financeiras privadas e divulgado semanalmente pelo Banco Central, a inflação oficial, medida pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), deve fechar ano em 8,79%. Há uma semana, a expectativa era de 8,46% e, há um mês, era de 8,31%.

Já para o próximo ano, os economistas de instituições financeiras mantiveram pela quarta semana seguida a projeção para a inflação: a 5,50%.

Os preços administrados pelo governo devem subir 14% neste ano, segundo as expectativas do mercado financeiro. É a sexta semana de aumento para esse indicador. Para o próximo ano, a alta esperada é de 5,84%.

Economia em queda

A pesquisa Focus do Banco Central divulgada nesta segunda-feira (15) mostrou ainda que a previsão para a economia do País terá uma queda maior do que a esperada nas semanas anteriores. Agora, o mercado espera uma retração de 1,35% para este ano.

Há uma semana, a queda da economia era prevista em 1,30% e, há um mês, o resultado esperado era de -1,20%. Para 2016, o mercado ainda espera um crescimento de 0,9%.

Mesmo com o aumento da inflação e da retração da economia, a expectativa para a taxa básica de juros, Selic, permanece a mesma tanto para este ano como para 2016. De acordo com o mercado financeiro, os juros básicos devem fechar 2015 em 14% e, no próximo ano, devem ficar em 12%.