Alguns empreendedores (os melhores) são capazes de enxergar ao longe. Eles ultrapassam o campo de visão de seus concorrentes e sabem jogar mirando os pontos que serão computados apenas no futuro, mas que precisam ser considerados desde cedo. E assim esses visionários se sobressaem aos demais.
Essa habilidade é muitas vezes classificada como inerente a determinadas pessoas, exclusivas de certos "iluminados". E, com apoio nessa lógica, considera-se que alguns empresários já teriam nascido com a estratégia no DNA. Mas a história não é bem assim.
Na Fisrt Class ministrada para a plataforma meuSucesso.com, o professor André Ribeiro Coutinho debateu o tema estratégia, assunto que é abordado a partir de uma visão que, justamente, desconstrói a percepção citada no parágrafo anterior.
Na aula, Coutinho ensina como desenvolver uma estratégia eficiente para seu negócio, destaca os principais fatores aos quais se deve atentar e se apóia em exemplos de sucesso para exemplificar o que diz.
Utilizando como base a trajetória do empresário cearense Deusmar Queirós, fundador da rede de farmácias Pague Menos, Coutinho explica que para vencer a corrida da expansão e se tornar um exemplo entre os seus pares, o empresário, independente do ramo em que esteja, deve buscar uma solução dentre cinco estratégias principais: adaptação, eficiência, criação, eficiência e visão.
Antes de mergulhar no case da Pague Menos, ele fala sobre o McDonalds. O professor lembra que ao ser ameaçada por empresas como Starbucks no horário do café da manhã, a gigante do fast-food se adaptou e lançou o McCafé. Ele cita ainda o carro auto-guiado do Google como exemplo de uma estratégia de criação, entre outros casos.