Você já avalia os seus resultados por meio de indicadores de desempenho? Caso a resposta seja negativa, saiba que essa é a ação que pode estar faltando para que tenha pleno controle do seu negócio. Basicamente, os indicadores de desempenho são métricas importantes para a empresa. Esses dados são usados não só para a realização do planejamento estratégico do negócio, como também são indispensáveis durante o monitoramento — afinal, é preciso bons parâmetros para avaliar cada atividade.
Acontece que cada empresa tem suas peculiaridades. Se um indicador é usado em um tipo de empresa, não necessariamente deve ser usado em outra. Por isso, é fundamental identificar com clareza quais serão os indicadores de desempenho usados pelo seu negócio.
Para ajudá-lo, resolvemos trazer neste post uma lista com os 5 principais tipos de indicadores de desempenho. Confira!
O primeiro grande grupo de indicadores de desempenho está relacionado à produtividade do negócio. Em outras palavras, eles têm uma relação direta com a forma como a empresa emprega seus recursos. Conceitos como eficiência e eficácia estão intimamente ligados a esses indicadores.
Alguns exemplos de indicadores de produtividade são aqueles relacionados à produção hora/colaborador, hora/ máquina ou até o indicador de nível de serviço de entregas.
Esse tipo de indicador, por outro lado, tem como objetivo mensurar o capital da empresa ou os resultados obtidos com o negócio. São fundamentais, afinal, você precisa acompanhar esse tipo de indicador para verificar se o seu negócio está realmente crescendo de maneira sustentável.
Podemos citar como exemplo os indicadores financeiros que buscam avaliar o capital próprio do negócio, o capital de terceiros empregado, a demonstração de resultados do exercício (DRE), o balanço patrimonial, etc.
Nesse grupo, encontram-se ainda os indicadores de liquidez, que têm como objetivo demonstrar a capacidade que a empresa tem de se pagar a longo e curto prazo, podemos citar como exemplo a rentabilidade.
Esses indicadores são indispensáveis e complementares aos de produtividade. Algumas perguntas podem ser respondidas, tais como: houve desperdícios? A empresa está realmente atingindo o máximo de produtividade?
Como exemplo podemos considerar o indicador de nível de avarias, que aponta a quantidade ocorrida durante um período — nesse caso, está diretamente ligado à questão da produtividade, certo?
Se os indicadores de qualidade são complementares aos indicadores de produtividade, os indicadores decustos podem ser avaliados em conjunto com os indicadores financeiros. Basicamente, a ideia desse tipo de indicador é definir, com clareza, quais foram os custos empregados em cada atividade.
Podemos separar esses indicadores entre aqueles que nos mostram os custos fixos ou variáveis, mas o importante é sempre acompanhá-los para verificar se a sua empresa está realmente empregando os recursos da melhor maneira.
Por fim, temos os indicadores estratégicos. Esse tipo é definido com o objetivo de permitir ao avaliador fazer uma análise da situação atual em comparação à anterior. Em outras palavras, são estabelecidos durante o planejamento estratégico para que a empresa saiba se está seguindo o caminho certo ou se precisa corrigir seu rumo.
Não existem exemplos fixos para esse tipo de indicador, afinal, cada empresa tem informações estratégicas peculiares. O importante é definir, com clareza, quais são eles e começar a coletar os dados.