Para apresentar as tendências, oportunidades, boas práticas e novos conceitos sobre inovação aos empresários do comércio e de serviços, a Confederação Nacional do Comércio Bens, Serviços e Turismo (CNC) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) vão realizar o Movimento para a Inovação em Comércio e Serviços - MovIN 2018,nos dias 8 e 9 de maio, em Brasília. Hoje, esses setores respondem por 47,5% do Produto Interno Bruto (PIB) do País e mais de 25 milhões de empregos diretos e formais.
A perspectiva é de crescimento do comércio e serviços a partir daredução do desemprego em médio prazo e da melhoria das taxas de juros, o que repercute no aumento do consumo. Os dois setores, porém, ainda enfrentam desafios estruturais principalmente no emprego de tecnologia, o que influencia na produtividade dos negócios.
“Novos caminhos para o comércio e os serviços, com novas plataformas de negócios e um consumidor ainda mais atento às inovações exigem que os empresários estejam alinhados com esse cenário. Este evento vai proporcionar a discussão desse movimento de inovação imprescindível nos dias atuais, quando fica nítida a necessidade de reinvenção do varejo”, afirmou Aldo Carlos Moura Gonçalves, diretor da CNC e Presidente do CDL Rio.
“Na atualidade, inovar é requisito para garantir mais competitividade de produtos e serviços. As mudanças nesse sentido já estão em curso, e esses setores concentram a maioria dos pequenos negócios, que também podem se diferenciar por meio da inovação,”, explica a diretora técnica do Sebrae, Heloisa Menezes.
O MovIN 2018 é resultado deste contexto de transformação e da evolução tecnológica, tendo em vista os impactos dessas mudanças nas atividades do comércio e serviços. O evento vai mostrar aos lojistas, empreendedores, entidades representativas dos dois setores as tendências e boas práticas relacionadas à inovação para que possam adequar processos e modelos de negócios, conjugando o aprimoramento da gestão à geração de ganhos de competitividade.
O MovIN 2018 começa no dia 8 de maio, no auditório da CNC, com o painel “Sua empresa está preparada para o mundo?”, seguido da palestra “A revolução dos pequenos negócios”. Os dois painéis seguintes serão “O contexto do empreendedorismo feminino” e “Pensamento 360° para melhorar o desempenho do varejo”. No dia 9, os participantes terão mais dois painéis: “Empreendedorismo e inovaçãopara o Desenvolvimento de Pequenos Negócios” e “Tecnologias disruptivas e os novos modelos de negócios no Comércio e Serviços”.
Os painéis serão com especialistas no setor, que vão apontar as vantagens da tecnologia aplicada aos negócios do comércio e dos serviços. Além disso, empresários de alguns estados, que tiveram resultados positivos com o emprego de tecnologias recentes, falarão sobre suas experiências com as novas práticas de gestão. O MovIN 2018 também terá transmissão online no hotsite do evento.